BRECHT PARA PRINCIPIANTES II

Em Parceria com a Qualificar para Incluir
Projecto de formação e criação
Março 2014

 

Na segunda edição deste projecto decidimos trabalhar sobre as peças didácticas O Que Diz Sim e O Que Diz Não.
Ao longo de vários meses, numa base de alguns encontros por semana, este grupo composto por técnicos e utentes da Qualificar Para Incluir e pela equipa do Teatro de Ferro pôs em cena estas duas pequenas, embora exigentes, peças.
A fala e o canto, o corpo no espaço e o olhar são as principais  ferramentas com  que voltamos a tornar presentes as intrigantes e lúcidas palavras deste mestre alemão.
Depois de um incursão na obra poética de Bertolt Brecht, este é um primeiro passo  no seu teatro. Começamos por duas pequenas peças que são dedicadas ao público, como é costume, mas também aos intérpretes. A coragem e o altruísmo, as boas intenções, a observação das regras e dos costumes e a necessidade de os colocar em causa são algumas das questões com que nos debatemos neste processo de criação e aprendizagem.
Como pensar o tempo de hoje a partir do teatro de Brecht? Tem sido este o nosso mote para a criação nestes projectos Brecht Para Principiantes.
Pensar de novo. Sim, é isso. Também é isso.

Teatro de Ferro

 

Fotos de TdF e Susana Neves

Ficha

Obra – O que diz Sim. O que diz Não.
Autor – Bertolt Brecht
Direcção Artística e Formação – Igor Gandra e Carla Veloso
Composição e Direcção Musical –  Fátima Fonte
Intérpretes – Jovens, Adultos e Técnicos da Qualificar para Incluir – António Henriques, Bruno Cruz, Bruno Marques, Dino Cardoso, Elisa Rodrigues, Emanuel Guedes, Leandro Crista, Márcio Teixeira, Nuno Silva, Rúben Malhadinhas, Sandra Coelho, Soraia Santos, Teresa Saturnino
Participação especial – Manuel Sousa (clarinete)
Desenho de Luz – Mariana Figueroa TdF
Fotografia de Cena – Susana Neves
CE / Maiores de 8 anos
Agradecimentos – Marielle Gros e Cidália Queiroz, Café Galeria de Paris, Bombeiros Voluntários do Porto, Florência Santos
Co-produção – Teatro de Ferro e Qualificar para Incluir Associação de Solidariedade Social


Print pagePDF page
Loading