UMA AVENTURA NO ESPAÇO

[2013]
Criação e Interpretação – Carla Veloso e Igor Gandra
Canções – Regina Guimarães
Música, Composição e Interpretação – Fátima Fonte

 

Uma Aventura no Espaço

Nesta Aventura no Espaço os espectadores serão acompanhados por dois actores e uma pianista e com eles viverão as aventuras de uma menina que, dominada pela curiosidade e motivada pela descoberta, fará uma viagem espacial inesquecível – Carla Cosmonauta é o seu nome. Esta menina, que por acaso é uma marioneta, atravessará uma grande diversidade de espaços e situações, tudo isto para nos fazer pensar sobre as diferentes acepções e representações  do Espaço. O espaço da cidade, o espaço da natureza, o espaço da intimidade e das emoções entre as pessoas e, é claro, o grande espaço desconhecido – o cosmos.

Ao longo da história, a pintura, a dança, a arquitectura, o cinema e tantas outras artes e saberes dizem-nos muito sobre o modo como o espaço tem sido vivido e imaginado.
Uma Aventura no Espaço é também uma viagem que percorre muito rapidamente algumas destas leituras, como numa aula mas em jeito de jogo, com acção e canções à mistura.

Este espectáculo acontece num dispositivo cénico que contém o espaço da cena e o espaço do público –  quer dizer, a plateia está no palco e o palco, por vezes, na plateia!
Este dispositivo assemelha-se a uma nave espacial do passado disfarçada de futuro e com ares de objecto voador não identificado, mas só à primeira vista, porque também faz lembrar um carrossel, um half-pipe ou aqueles teatros gregos antigos.

É também por isso que, ao habitar este espaço, propomos ao nosso estimado público que nos ajude a pensar sobre o modo como vivemos o espaço, como o fazemos individual e colectivamente. A nossa Carla Cosmonauta visitará o nosso planeta azul, ou seremos nós que estamos a visitar o seu? Será que vivemos mesmo todos no mesmo planeta? Vamos tentar descobrir nesta Aventura no Espaço!

Teatro de Ferro, 6 Setembro 2013

 

Fotos de Susana Neves

Ficha do espectáculo

Criação e Interpretação – Carla Veloso e Igor Gandra
Canções – Regina Guimarães
Música, Composição e Interpretação – Fátima Fonte
Cenografia – Igor Gandra
Marionetas e Realização Plástica – Eduardo Mendes e Hernâni Miranda
Oficina de Construção – Teatro de Ferro e Tudo Faço/ Américo Castanheira
Co-Produção – Teatro de Ferro, Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor
Espectáculo para M/ 6 anos

O Teatro de Ferro é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal | Secretário de Estado da Cultura e DGArtes – Direção-Geral das Artes.


Print pagePDF page
Loading