Residência 4, 5 maio · 10h — 17h
Formadora Melina Scheuermann
Em parceria com Teatro de Ferro, Corpo Raiz, Sekoia Artes Performativas, i2ADS
Atividade financiada por República Portuguesa / Cultura, Direção-Geral das Artes
A oficina PerformArquivo explora e articula uma prática performático-arquivística, uma metodologia transdisciplinar e artística no contexto da pesquisa arquivística que procura perturbar-se a si própria. A partir de livros ilustrados do século XIV, somos convidados a seguir os meandros dos gestos de mostrar/ver e a explorar as ligações que se entrelaçam através das nossas histórias partilhadas, imaginações e as imagens destes livros para crianças do chamado método "lições de coisas".
Tomamos o documento de arquivo como uma partitura — sempre aberta a variações na repetição, nunca totalmente estabelecida. Que conversas, que imaginários, que gestos se tornam possíveis com e contra o arquivo? Juntxs, vamos reativar materiais de arquivo através dos nossos corpos, conversas e processos criativos.
Melina Scheuermann (ela/she) · Educadora, escritora e investigadora em educação artística e cultura/história visual. Atualmente é doutoranda em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e bolsista do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS/FCT Ref: 2022.12937.BD).